A Origem da Pinus verde [200]

Historial

A Pinus Verde surgiu em 1998 com uma forte ligação ao território do Pinhal Interior (Região Centro). Desde então tem assumido a liderança de inúmeros projetos de desenvolvimento sustentável, que têm sido a âncora do desenvolvimento local no concelho do Fundão e em toda a região. No fundo, a Associação é essencialmente uma ferramenta ao serviço de uma comunidade e de um território, assumindo como objetivos transversais a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais, bem como a promoção dos usos múltiplos da floresta e a preservação do ambiente e do património.


No projeto inicial da Pinus Verde aparece como primordial objetivo o desenvolvimento sustentado da principal fonte de rendimento da região, sendo a floresta a base de todo o processo de desenvolvimento económico. Isto fez com que a Pinus Verde nascesse como Associação de Produtores Florestais, Apícolas e Agropecuários de Bogas.


O segundo passo foi a abertura da Associação às coletividades privadas e, mais tarde às entidades públicas, estabelecendo uma rede de parcerias fundamental para a sua intervenção no território. Assim surge o Plano de Ação denominado “Serra, Xisto e Rio”, com intervenção prioritária no estabelecimento de ligações entre ambas as margens do rio Zêzere. No sentido da intervenção territorial e da importância da requalificação do património rural, da solidificação da rede de animação sócio-cultural e do combate à pobreza e à exclusão social, a Associação tem sido promotora de projetos e estratégias de intervenção nas áreas florestal, apícola, produtos locais, de luta contra a pobreza e exclusão social, de formação profissional, de requalificação patrimonial (Rede das Aldeias do Xisto, RØros), etc.

Siga-nos também através do e do © 2010 Pinus Verde , todos os direitos reservados | Desenvolvimento e